01 junho, 2012

Dia da criança


Comemora-se hoje dia 1 de Junho ( Portugal e outros países ), o dia da CRIANÇA,  sendo que O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. No entanto a data efectiva de comemoração varia de país para país.

      O que importa mesmo, são as crianças e a sua protecção, num mundo cada vez mais perigoso e afastado das questões éticas e morais. Na verdade, embora subscrita pela maioria dos países  a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e reforçada pela Convenção sobre os Direitos da Criança  adoptada pela Assemmbleia Geral das Nações Unidas em 1989.
      Em muitos desses países, aínda se faz letra morta, destes principios fundamentais, continuando na prática as crianças sem protecção e ajuda.  De lamentar, que com o incremento da exploração capitalista, sob os auspicios neoliberais do mundo ocidental, muitos governos nos quais se integra Portugal, se revejam num retrocesso, como por exemplo os cortes nos abonos de família. Com a escalada do desemprego, as crianças são as que mais sofrem, com a impossibilidade dos pais em lhe facultarem, o que têm direito.


      Lutemos pois pelas nossas crianças!

Os 10 mandamentos da criança aos pais

1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.
As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.
2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.
3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.
4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.
5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.
6. Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.
Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.
7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.
8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.
9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.
10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.

Fonte:  web.educom.pt

Download da Convenção dos Direitos da criança (pdf)
Children's day
Clube Júnior
Declaração dos Direitos da Criança
Para compartilhar e reflectir



international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails