23 setembro, 2010

O meu blogue é neutro em carbono ( My blog is carbon neutral )

           O site alemão Mach's Grün (Make it green - Faça verde) em parceria com a Arbor Day Foundation criaram um programa chamado "Meu blog é neutro em carbono" da iniciativa resulta que plantarão uma árvore na Califórnia para cada blog que divulgar o programa, que iniciou na Primavera e se prolongará por todo o Verão ( Por aqui já chegou ao fim ).
           carbon neutral local offers with kaufDA.de.Do programa consta a reflorestação de uma extensa área da Floresta Nacional Americana, que ardeu em 2007, arderam cerca de 23 mil hectares em Plumas no Complexo Fire Antelope e o fogo atingiu também Moonlight dois meses depois, devastando uma floresta de 65.000 hectares adicionais tendo sido necessárias mais de três semanas para o conter.


A magnificência da Floresta Nacional de Plumas abrange mais de 1 milhão de acres no Estado da Califórnia, no norte da Sierra Nevada. A beleza natural é uma característica desta floresta, cheia de lagos alpinos, abetos e cedros imponentes assim como animais em habitat natural e selvagem.

Nesta primavera o plantio começou em meados de abril de 2010, mas em vez dos dois previstos para três semanas do programa, a chuva e vários atrasos devido à neve protelou a conclusão da 1ª fase para Junho de 2010. In: Plumas National Forest

          Tomei conhecimento desta iniciativa através de um post no blog da amiga, Macá do blog Agenda Ilustrada, e achei bastante interessante. Primeiro porque desconhecia, ou melhor nunca tinha pensado que um simples blog pode gerar cerca de 3,6kg de dióxido de carbono por ano ( depende também do número de visitas ), em segundo porque esta ideia pode ser retomada e seguido o exemplo por qualquer organização no seu próprio país. Terçeiro porque a floresta Portuguesa tem sido todos os anos consumida, pelos incêndios de Verão e tanto quanto sei, aconteçe também em muitos outros países e é um verdadeiro flagelo. Nesta iniciativa, vejo a oportunidade através do voluntariado e do apoio de empresas e comunidade
em geral, de recuperarmos a floresta que tanta falta faz para o equilibrio ambiental. 
A divulgação servirá também, para gerar mais ideias e programas. 
Por último fico com a consciência de que contribuo dentro das minhas modestas possibilidades para que possamos ter um planeta melhor, que possamos transmitir às gerações vindouras um mundo mais saudável e seguro. 

Não sei se aínda irei a tempo de integrar este programa e ter uma árvore plantada para o meu blog, mas o que importa para mim é a divulgação e dar a conhecer o que se faz e pode fazer pela preservação da natureza.

OBS:  Uma árvore neutraliza as emissões de dióxido de carbono de seu blog
 " De acordo com um estudo realizado por Alexander Wissner-Gross, PhD, físico da Universidade de Harvard e activista ambiental, um site ( página web ) produz em média 0,02 g (0,0008 oz) de dióxido de carbono por cada visita.  Isto pode ser rastreado principalmente pelo consumo de energia, que implica na rede (mainframe), computadores, servidores e os seus sistemas de refrigeração.
A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) assume uma absorção anual por cada árvore de aproximadamente 10 kg (£ 20) de emissões de dióxido de carbono.  "Faça-verde", o programa ambiental de kaufDA, está a usar um cálculo para o valor de absorção anual de 5 kg    (£ 11) para a iniciativa do programa "Meu blog é neutro em carbono".  Este é um cálculo muito conservador, garantindo que a neutralização de cada blog é alcançado.


 Conforme demonstrado no cálculo acima, o ambiente pode ser aliviado em média de 5 kg (£ 11) de dióxido de carbono por cada ano através da plantação de uma árvore. Um blog emite em média 3,6 kg (£ 8) de  dióxido de carbono.  Por conseguinte, uma árvore neutraliza as emissões de dióxido de carbono de um blog. Uma vez que  uma árvore vive em média 50 anos as emissões de dióxido de carbono do seu blog podem ser completamente neutralizadas para este período de tempo." In: kaufda.how-it-works

Para participarem no programa, para além de colocar o selo " My blog is carbon neutral ", terá que efectuar um texto de divulgação, e enviar um e-mail com o link do seu blog para
Mais informações poderão ser pedidas através do mail acima referênciado e através dos sites dos promotores da iniciativa programa.

http://www.arborday.org/

http://www.kaufda.de/umwelt/carbon-neutral/how-you-can-join/

14 setembro, 2010

Amostra sem valor

Mais um lindo poema de António Gedeão ( Rómulo de Carvalho ), que nos transmite uma mensagem muito concreta, a respeito do mundo ser mais que o nosso mundo, que o sitio onde vivemos! O nosso desespero poderá ser por motivos enormes, diria gigantes... mas se analisarmos bem, à nossa volta, quanto sofrimento, bem maior que o nosso, quanta dor e angustia, por esse mundo fora! E nós que nos desesperamos e sofremos, pelas férias que não pudemos concretizar! Pela festa que não fomos convidados, pela futilidade de nossas vidas! Deixemos de olhar só para o nosso umbigo, de forma a que possamos olhar noutras direcções e abrir horizontes, de paz, harmonia e sobretudo dar um pouco de nós, num espírito de comunhão e entreajuda, criando laços de estima e amizade... seremos com toda a certeza felizes!

Sãozita


Amostra sem valor

Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.

Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:

com ele se entretém

e se julga intangível.

Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,

sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito,

que o respirar de um só, mesmo que seja o meu,

não pesa num total que tende para infinito.


Eu sei que as dimensões impiedosas da Vida

ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,

nesta insignificância, gratuita e desvalida,

Universo sou eu, com nebulosas e tudo.



poema de António Gedeão ( Rómulo de Carvalho )
 
Poeta, professor e historiador da ciência portuguesa. António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, concluiu, no Porto, o curso de Ciências Físico-Químicas, exercendo depois a actividade de docente. Teve um papel importante na divulgação de temas científicos, colaborando em revistas da especialidade e organizando obras no campo da história das ciências e das instituições, como A Actividade Pedagógica da Academia das Ciências de Lisboa nos Séculos XVIII e XIX. Publicou ainda outros estudos, como História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1959), O Sentido Científico em Bocage (1965) e Relações entre Portugal e a Rússia no Século XVIII (1979).



Revelou-se como poeta apenas em 1956, com a obra Movimento Perpétuo. A esta viriam juntar-se outras obras, como Teatro do Mundo (1958), Máquina de Fogo (1961), Poema para Galileu (1964), Linhas de Força (1967) e ainda Poemas Póstumos (1983) e Novos Poemas Póstumos (1990). Na sua poesia, reunida também em Poesias Completas (1964), as fontes de inspiração são heterogéneas e equilibradas de modo original pelo homem que, com um rigor científico, nos comunica o sofrimento alheio, ou a constatação da solidão humana, muitas vezes com surpreendente ironia. Alguns dos seus textos poéticos foram aproveitados para músicas de intervenção.



Em 1963 publicou a peça de teatro RTX 78/24 (1963) e dez anos depois a sua primeira obra de ficção, A Poltrona e Outras Novelas (1973). Na data do seu nonagésimo aniversário, António Gedeão foi alvo de uma homenagem nacional, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'iago de Espada.

06 setembro, 2010

Os Vampiros - Zéca Afonso

          Caríssimos, estimados amigos e leitores deste blogue, hoje trago-vos um poema canção do grande compositor e cantor Zéca Afonso ( Dr.) , ( Aveiro 2/08/1929 - Setúbal, 23/02/1987 ) OS VAMPIROS é um poema que me marca pela sua aínda actualidade e que se enquadra, na sequência dos meus dois últimos posts. Um retrato da exploração do homem pelo homem, geradora das actuais dessincronias sociais num espírito capitalista que floresce e se alimenta do sangue, suor e lágrimas de um povo. Zéca Afonso, que se perfilou nesta luta contra a pobreza e contra o regime Salazarista, foi perseguido pelo regime e prejudicado na sua carreira académica, tendo sido inclusivé expulso do ensino! Para sobreviver, dedicou-se à música, composição e interpretação, tendo-nos deixado um grande legado!
          A este grande Homem  presto aqui a minha homenagem.

Sãozita



 OS VAMPIROS

No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vêm em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada


São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada
Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
           Eles comem tudo   ( bis )
E não deixam nada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
          Eles comem tudo  ( bis )
E não deixam nada



international wiews

Assine a Petição (click na imagem)

Pesquisar neste blogue

Joseph Addison

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor"




Labels

Sites úteis para bloggers

Flag counter 27.06.10

free counters
Related Posts with Thumbnails